sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Onde comprar passagem de avião?

Ponte Rio - Niterói, foto tirada numa volta do Rio
Para inaugurar, um artigo sobre onde comprar passagens de avião. Isso não vai ser novidade pra muita gente que acabar caindo aqui no blog, mas recentemente tenho feito algumas viagens e sempre que conto pra alguém que achei uma barbada pra viajar parece que não sabem nem onde começar a procurar.

Existe sempre aquela opção de se deslocar até uma agência de viagens, ou então...
entrar em contato com uma por telefone ou e-mail. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes, com a ilusão de que as agências teriam certamente algum benefício e valores mais interessantes com as cias aéreas (no fundo eu sempre soube que as agências são como táxi, quando tu entra numa, tu já sente que vai ser passado pra trás), mas as últimas vezes que resolvi passar numa agência de viagens os preços das passagens eram exatamente os mesmos encontrados na Internet, então desisti delas de vez. Há muito tempo que compramos passagens e reservamos hotel e carro pela Internet aqui em casa, mas recentemente a gente procurou passagens para um feriado e tava difícil de encontrar, então pensei "de repente a agência tal tem umas reservas em algum vôo", mas foi um pensamento furado, não tinham, logo definitivamente com a Internet não tem muita razão pra recorrer a uma agência, salvo casos especiais, como ter algum desconto especial, as vezes tem desconto corporativo se comprar na agência que empresa onde trabalha usa, por exemplo.

Enfim, quem já sabe de tudo isso deve ter logo pensado:
e talvez mais alguns.

Basta colocar "comprar passagens" no Google, afinal de contas pra qualquer coisa que a gente não sabe o primeiro reflexo deveria ser jogar no Google, e...aparecem nos primeiros resultados os links citados acima, e ainda alguns outros como:
e os sites das cias aéreas em si.

Recentemente fiz compras de passagens no submarinoviagens (nunca tive problemas), reservei hotel no decolar (não gostei pois fiz a reserva online mas recebi um e-mail com um numero de reserva mas avisando que a reserva não estava confirmada e que eles iriam então tentar confirmar e me avisar) e tambem reservei hotel no mundi, sem maiores problemas.

Importante: Uma coisa muito importante ao fazer compras pela Internet, procurem acessar os sites usando o Internet Explorer. Muita gente usa Firefox ou Chrome, só que tem muito site que ainda não é feito pra funcionar direito nesses outros navegadores. (Eu sei, o IE as vezes é ruim demais, mas pra esse tipo de coisa é melhor evitar a dor de cabeça de uma compra travar no meio ou então alguma coisa não funcionar direito no site).

Os sites citados acima são ótimos para fazer buscas, pois eles comparam várias cias aéreas, e mostram praticamente todas as opções de vôo disponíveis. Assim facilitam a comparação de horários e preços das passagens. Uma vez feita a busca e escolhida a passagem desejada, existem duas opções para compra:

1) continuar o processo de compra no site de busca mesmo. Normalmente é bem simples é basta informar os dados do passageiro, optar por um seguro ou não, informar a forma de pagamento e os dados do cartão de crédito e alguns dados de contato. A pegadinha aqui é que o site esse de buscas de vôos pode ter algum tipo de taxa de serviço, e a gente pode tentar escapar disso, como? Opção 2...Tem também gente que não confia muito nesse tipo de site, como escapar disso? Opção 2...

2) identificar de que cia aérea é o vôo que foi escolhido como ideal, e acessar o site da cia aérea direto. Basta digitar no Google o nome da cia aérea pra encontrar o site dela. Faz a busca por esse vôo no site da cia aérea. Se o vôo parecer mais caro aqui do que no site de buscas, é bom conferir se no site de buscas o valor já era com taxas, pois o valor do site da cia aérea talvez já esteja com as taxas. Se o site de buscas cobrava alguma taxa de serviço, provavelmente vai ser mais negócio comprar diretamente no site da cia aérea, pois não vai ter essa taxa.

Importante: vamos supor que no meio do processo de compra aconteceu algum erro no site, por exemplo, não carregou a página logo depois de clicar em comprar. Não saia comprando a passagem de novo, espere alguns minutos e confira seu e-mail, de repente chegou a confirmação de compra no e-mail, e se você não perceber isso e sair fazendo o processo de compra de novo no site, vai acabar comprando 2 vezes e vai ter que se incomodar e ligar pro site depois pra cancelar uma delas.

Comprei a passagem, e agora como eu recebo ela???

Cuidar bem na hora de informar o e-mail de contato, pois o bilhete eletrônico será enviado por e-mail depois que for efetuada a compra. Na prática tem cias que aceitam só o numero de reserva na hora do check-in, mas é bom imprimir o bilhete eletrônico e levar ele na viagem.

É basicamente isso. Qualquer dúvida ou sugestão podem deixar nos comentários. Boa viagem!

2 comentários:

  1. Pedro,
    Primeiro, parabéns pelo blog! Os assuntos são diversos e as dicas podem ser úteis em várias situações.
    Sobre esse post das passagens, os sites que você indicou são confiáveis e eu mesma já utilizei algumas vezes.
    Para a etapa após a compra da passagem, outra dica para quem quer evitar filas é fazer o check in online. Muitas cias já disponibilizam esse serviço de forma segura, fácil e rápida nos sites. Algumas, como a Tam, possuem postos de check in online no próprio aeroporto. Mesmo com bagagem é possível fazer o check in online e depois passar em guichê lateral para deixar a bagagem para despacho.
    Valeu Pedro!

    Flávia

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre utilizo o site www.encontresuaviagem.com.br . O site busca os melhores precos de passagens em todas a cias aereas. Comprar passagens pra mim so na Encontre sua Viagem.

    ResponderExcluir

Se for uma pergunta, tem certeza que a resposta não está no texto?