domingo, 29 de agosto de 2010

Organize as suas contas! (Orçamento Pessoal)

Já faz algum tempo que eu faço uso de algumas planilhas Excel para controle de gastos pessoais e também de investimentos. Esse trabalho de anotação dos gastos mês a mês é interessante para se criar uma certa disciplina e ter uma visão de como é gasto o seu dinheiro (e procurar reduzir os gastos desnecessários, assim aumentando os investimentos).

Quem já faz uso disso para controlar suas finanças possivelmente já incrementou...
a sua planilha, com o objetivo de controlar de um jeito mais pessoal os seus gastos.

Para quem está começando agora, ou vai tentar começar porque achou a idéia interessante, existem muitas opções de planilhas na Internet. Pesquisando, irão surgir muitas opções, e agora? Qual escolher?

Eu vou recomendar duas, que são as que considerei as melhores quando pesquisei.

A primeira é uma iniciativa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), que mantem um site chamado meubolsoemdia. Eles disponibilizam uma tabela para planejar o seu bolso mês a mês, e tem a opção para imprimir e preencher no papel ou para usar no computador. Clique aqui para acessar a página. Recentemente eles adicionaram algumas variações da tabela, para: famílias, donas de casa, estudantes e aposentados.

A segunda é uma planilha de Orçamento Pessoal disponibilizada pela BM&F BOVESPA, a nossa bolsa de valores. Para acessar a página e fazer o download da planilha, clique aqui.

Você vai notar que a segunda planilha é mais detalhada que a primeira, separa mais os gastos nas diferentes categorias. Veja como você prefere anotar as despesas e escolha aquela que achar mais apropriada para começar.

3 comentários:

  1. Preciso urgentemente fazer uma planilha de meus gastos mensais, pq estou afundando nas dividas :O

    ResponderExcluir
  2. BOA dica do Pedro, num país repleto de superendividados, nada melhor que controle de gastos!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!
    Gostei das subdivisões da planilha da bovespa.
    Só fiquei com uma dúvida: por que pararam as atualizações?

    ResponderExcluir

Se for uma pergunta, tem certeza que a resposta não está no texto?