segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vai de táxi? Quanto custa?

Táxi em New York
Você tem uma viagem planejada e gostaria de saber quanto vai gastar em transporte chegando lá...alguns sites já possibilitam isso, basta colocar o endereço de partida e o destino para se ter uma idéia do valor da corrida de táxi.

No entanto, não é só em viagens, onde as vezes o táxi é a única opção, que podemos ter essa curiosidade. O que muita gente não considera é que as vezes vale mais a pena andar de táxi do que comprar um carro. Na verdade, depois de pesquisar pela Internet, a conclusão é que isso vai depender do carro (valor), da cidade, e das atividades do dia a dia. Por exemplo, pra quem mora longe do trabalho, isso não vai ser verdade, mas pra quem faz tudo razoavelmente perto de casa, é uma opção a...
considerar. Outro exemplo, em cidades com muitos congestionamentos, como São Paulo, acaba sendo mais vantajoso ter o carro próprio.

Manter um carro significa assumir vários custos: IPVA, combustível, pagar garagem/estacionamento, seguro e manutenção (revisões, consertos, lavagem...). Outros custos que as vezes não são contabilizados pelas pessoas ao fazer essas contas são a depreciação do valor do carro, e também o custo de oportunidade, que nada mais é que o ganho que se poderia obter com a aplicação do dinheiro investido no carro. Além disso ainda tem custos que não são fáceis de contabilizar, como o stress causado pelo transito, o risco de ser assaltado, e agora com a "lei seca", o risco de tomar uma multa depois daquele happy hour com os amigos. Claro, ter o carro não é só "desvantagem", tem a comodidade de estar disponível a qualquer hora, não é?

Já andar de táxi traz vantagens como não ter gastos com manutenção nem combustível e descer na frente do lugar onde se quer chegar sem pagar estacionamento e, principalmente, não se incomodar com flanelinhas. Aquele dinheiro que seria usado pra comprar o carro fica rendendo no banco, e o rendimento ainda ajuda a reduzir o valor gasto com táxi no fim do ano. O tempo que se passa no carro fica, acho que pode se dizer assim, livre. É possível ler um livro, uma revista, falar ao celular sem correr riscos, até mesmo trabalhar, pois hoje é comum ter acesso a e-mail no smartphone ou aqueles dispositivos 3G para se conectar usando notebook ou netbook. Como ponto negativo, não posso generalizar, mas existe um certo grau de "emoção" ao andar de táxi, basta ver como a maioria dos taxistas dirige nas grandes cidades.

Vale a pena fazer essa conta na cidade onde você mora. Aqui tem um exemplo de cálculo feito com um carro no valor de R$ 30 mil nas cidades de Rio e São Paulo em 2007 (pra ter uma idéia de como é feita a conta):

Esse outro site é uma ferramenta para fazer o cálculo do custo do km rodado:

Tente encontrar os valores dos táxis da sua cidade para poder então fazer a conta e comparar.

Importante: Essa primeira parte do post foi mais para que todo mundo pense um pouco antes de se atirar na compra de um carro próprio...mas a dica mesmo são os sites abaixo!!!

Esses sites dão uma idéia do custo de uma corrida de táxi, no Brasil e no exterior. Você está indo passar o feriadão de 7 de setembro em alguma outra cidade? Pode facilmente consultar algumas corridas de táxi no site e ter uma idéia dos gastos que vai ter por lá.

Calcular corridas de táxi no Brasil:

Calcular corridas de táxi no Mundo:

Se alguem tiver alguma outra dica de sites, deixe nos comentários!

Um comentário:

  1. Cara legal esse post.. como sou professor de matemática sempre utilizo o exemplo da cobrança da corrida de táxi como uma função....Acho que também vou escrever algo parecido no meu blog...

    Se quiser dâ uma olhadinha, estou iniciando agora mas já algumas coisas legais...

    http://infinitum2.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se for uma pergunta, tem certeza que a resposta não está no texto?