sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como baixar arquivos .torrent? Aprenda aqui!

Tenho muitos amigos nerds, e isso não é nenhuma novidade pra eles...
...já os amigos normais, familiares, e conhecidos sempre querem saber:



- Como eu faço pra baixar isso?
- Como eu faço pra baixar aquilo?
- É muito difícil?
- Onde eu acho as coisas?
-...me ensina!!!


Por isso resolvi criar esse tutorial rapidinho aqui. A primeira coisa a saber é, não é muito complicado, basta seguir os passos e começar a fazer os seus downloads.

Vou ensinar aqui como baixar (fazer download) de arquivos da rede BitTorrent. Para mais informações sobre a rede BitTorrent, basta clicar aqui e ir pro artigo da Wikipédia. Já aviso de cara que não é necessário ler isso, apenas se tiver uma curiosidade nerd sobre como funciona esse protocolo.

A primeira coisa a fazer é baixar e instalar o programa uTorrent. Basta acessar o site do uTorrent (http://www.utorrent.com/intl/pt/) e clicar em Obtenha o uTorrent:

Clique na imagem para ver ela em tamanho maior.

Você será direcionado para outra página onde deverá escolher a versão gratuita. 

Clique na imagem para ver ela em tamanho maior.

Assim que clicar ali, vai baixar o arquivo uTorrent.exe

Execute o arquivo e faça a instalação do programa. Como qualquer outro, "Próximo...Próximo...Próximo...Concluir", afinal de contas é sempre assim que você instala as coisas e nem lê nada, porque seria diferente agora, certo? =D

Uma vez o programa instalado, basta encontrar um site que disponibilize arquivos .torrent. Um dos mais famosos na Internet é o The Pirate Bay.

Nesses sites você irá encontrar de tudo: áudio, vídeo, programas, jogos, e outros. Vai se deparar com muito material protegido por direitos autorais. Lembre-se que se baixar esse tipo de material sem o devido consentimento dos autores estará violando os direitos autorais e isso é considerado um crime em vários países.

O que é importante agora?

Geralmente, nesses sites, ao fazer uma busca, os resultados virão em forma de lista.

Para iniciar um download, existem duas maneiras:

1) ou você baixa o arquivo .torrent, e aí abre ele no uTorrent, ou

2) você clica num magnet-link (nome nerd pra um link que vai fazer o download já abrir diretamente no uTorrent, sem precisar baixar o arquivo .torrent).

Uma dica importante pra agilizar os downloads, ou seja, obter os arquivos mais rapidamente, é baixar arquivos que estão sendo disponibilizados por mais gente. Como eu vejo isso?

Com arquivos .torrent, o importante são os "seeders", outras pessoas que já tem o arquivo e que estão disponibilizando esse arquivo para os outros. Por isso, é mais inteligente escolher para download um arquivo com maior quantidade de "seeders". Para ver quais são os arquivos com maior quantidade de "seeders" na sua busca, basta dar uma olhada nos resultados, geralmente aparece uma coluna chamada "seeders" ou "seeds" ou "se" ou "s". E geralmente, basta clicar em cima do título da coluna, então, basta um clique em "seeders" ou "seeds" ou "se" ou "s" para ordenar em ordem decrescente a lista de resultados. Se com um clique ordenar em ordem crescente, clique novamente que deve ordenar em decrescente. Pronto, agora basta dar uma olhada nos arquivos com maior quantidade de "seeders", escolher o que você quer, e pegar esse. Um exemplo aqui:

Clique na imagem para ver ela em tamanho maior.

Pra finalizar, a tela abaixo é a aparência do uTorrent, imagem retirada do site do programa:

Clique na imagem para ver ela em tamanho maior.

Nele você consegue acompanhar o progresso dos seus downloads. Também é possível pausar um download, continuar depois, parar um download...se você quer que um arquivo seja baixado mais rapidamente, pare todos os outros. Depois que esse arquivo estiver 100% baixado, recomece os outros, enfim...várias funções estão disponíveis. Fuçando um pouco você vai descobrindo o que mais é possível fazer, com um clique direito num download aparecem algumas opções, como dar mais prioridade, etc.

Se ficou com alguma dúvida, pode lançar a pergunta abaixo nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for uma pergunta, tem certeza que a resposta não está no texto?