quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Mapas offline? Para se achar sem gastar dados (3g/4g), use o maps.me!

Essa dica veio dos meus pais. Em um dia aleatório, falando de viagens, ao invés de ouvir a já clássica "como eu faço tal coisa no iPhone?", veio a inédita "vocês usam o maps.me?"...say what?!

É isso mesmo, eles descobriram o app antes, deram a dica, e como é realmente muito bom, resolvi repassar aqui!

Muita gente hoje quando viaja, já chega comprando chip de dados logo no aeroporto. Ou então inclusive já viaja com um chip internacional (que na minha opinião são muito caros ainda, não é um bom custo x benefício), e assim chega conectado ao aterrisar.

Porém, contudo, todavia, muita gente ainda acredita que dá pra se virar só com o wifi pelas ruas e opta por não fazer isso. Admito que já fiz isso muitas vezes, e na maioria delas me arrependi! 

Geralmente quando chega aquele momento da viagem no qual faria diferença ter internet no celular para saber pra onde andar, a gente pensa que teria gastado o quanto fosse para ter aquele acesso ali na hora...e não tem.

Fora que na maioria das vezes deixar para usar o wifi que encontrar pelo caminho não é de graça como parece, tem um certo custo, seja de tempo até conseguir achar uma conexão que funcione, seja de consumo de alguma coisa em algum lugar para poder usar o wifi, etc.

O principal para mim é o tempo, porque eu tento sempre planejar tudo para otimizar o uso do tempo em viagens, então perder tempo com besteira me incomoda um pouco.

Tudo isso para dizer que com relação a localização, seus problemas acabaram! Para postar aquela selfie, aí só a conexão 3g/4g ou wifi mesmo, mas se já esteve em uma rua por aí pensando "putz, o Google maps me ajudaria agora", o maps.me é basicamente isso, ali disponível offline, sem precisar de chip ou wifi para funcionar.

Para poder usar o app, basta fazer download dos mapas que vai precisar. Vou para Paris! Faço o download do mapa de Paris. Vou para New York! Faço o download do mapa de New York. Vou para Florianópolis! Faço o download do mapa de Floripa. Enfim, deu para entender!

O uso do app é bem parecido com o Google maps. Basta usar a busca para encontrar o local desejado, e depois o app traça o roteiro da nossa localização atual até lá. E tem opções a pé, de carro, transporte público, bem como o Google maps.

Já usei em algumas viagens e foi ótimo! É claro que podemos simplesmente usar um mapa daqueles que a gente pega no aeroporto ou na recepção do hotel, mas aqueles mapas não tem a loja X que a gente queria ir, ou o restaurante Y, e o maps.me TEM!!!

Isso tudo se encontra facilmente no maps.me, e facilita bastante a vida ter acesso a esse tipo de recurso sem precisar catar um café ou restaurante que tenha uma rede wifi liberada ou a senha num local visível da rua só pra ver se aquele lugar que a gente tinha pensado em ir ou lembrou enquanto caminhava por aí está muito longe, ou no caminho.

Dica rápida, fácil, e que tenho certeza que depois de usar uma vez vocês também irão repassar!!!

Deixo aqui abaixo um passo a passo para instalar o app, fazer o download de um mapa e usar a busca e itinerário:


Faça a busca na App Store ou na Google Play pelo app maps.me

Como eu já tenho o app instalado aparece ali Abrir, mas apareceria aqui Obter.

Ao abrir o app, provavelmente ele vai sugerir o download do mapa da área onde você se encontra. Depois, para fazer o download de algum outro mapa desejado, toque nesse botão com 3 barrinhas.

Escolha a opção Descarregar mapas.

Vamos procurar New York, por exemplo. Existe mais de um mapa disponível, então entramos nessa pasta Nova Iorque para ver o que tem disponível.

Podemos ver que um dos mapas é o mapa específico de Nova Iorque, fazemos o download desse.

O app mostra uma mensagem de confirmação para Baixar o mapa, e informa o tamanho do mapa. É recomendável fazer esse download enquanto estiver usando uma conexão wifi, para não consumir dados do seu pacote 3g/4g.

Feito o download, o mapa aparece na tela, e podemos usar o botão da lupa para buscar no mapa!

Aqui busquei uma rede de eletrônicos, que eu sei que tem uma loja na 5a avenida. Aparecem alguns resultados, e como eu sei que a que eu quero ir fica na 5a avenida, clico na que fica lá.

O app mostra na tela onde fica a loja, e podemos usar o botão Itinerário para, para que o app trace um itinerário do local onde estamos até a loja.

Como eu estou no sul do Brazil, o app mostrou essa coisa louca aí, mas caso estivesse em Nova Iorque, apareceria o itinerário certinho para chegar lá desde onde fiz a busca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se for uma pergunta, tem certeza que a resposta não está no texto?